Artigos



Eles revelam a idade: Mãos, pescoço e braços também precisam receber tratamentos que combatem o envelhecimento

A luta contra o envelhecimento da pele começa cedo: já aos 25 anos, muitas mulheres começam a usar cosméticos que atenuam as rugas e se submetem a procedimentos estéticos que previnem os sinais da idade. A região mais lembrada e cuidada pelo público feminino costuma ser o rosto, já que é a parte que mais fica aparente. Entretanto, as mãos, pescoço e braços revelam a idade e precisam receber tratamentos específicos.

Ah, as mãos...

Para prevenir o envelhecimento precoce das mãos, uma das formas mais fáceis é usar cremes hidratantes com filtro solar. Também é importante usar luvas para fazer tarefas domésticas, como lavar a louça, pois os produtos de limpeza podem ressecar a pele.

Mas, se o tempo passou e as mãos estiverem com aparência enrugada e flácida, fique tranquila: o preenchimento com ácido hialurônico nessa região é indicado para recuperar o aspecto jovial. Um especialista analisará o dorso das mãos e marcará os pontos em que o preenchedor deverá ser colocado, sendo que as áreas escolhidas são as que apresentam falta de volume da pele, e estão envelhecidas e enrugadas. A aplicação é simples e, antes dela, utiliza-se um anestésico tópico no local para diminuir a sensibilidade à penetração da agulha.

Tratamentos a laser ou luz intensa pulsada também são indicados para remover manchas e vasos. “Ao jogar um calor específico no local, a luz ou o laser se transformam em uma energia que destrói total ou parcialmente as manchas e vasos. Os peelings químicos à base de ácido tricloroacético, retinóico e glicólico também removem manchas e fazem a pele produzir mais colágeno, responsável por renovar a nossa pele.

O temido envelhecimento do pescoço e braços

Não tem muito segredo, para prevenir os sinais da idade no pescoço e nos braços, é preciso usar filtro solar sempre, de preferência com FPS mais alto do que 30. Fugir do sol nos horários críticos (das 10h às 16h), tomar banho sempre com água morna a fria e usar creme hidratante após o banho também são práticas importantes. Os tratamentos disponíveis para essas partes do corpo são, além dos peelings, laser e luz intensa pulsada, a radiofrequência e o ácido hialurônico injetável e Sculptra, métodos que proporciona mais firmeza à pele.

Seja qual for a região a ser tratada, lembre-se de que hábitos como fumar e excesso de bebidas alcoólicas também aceleram o aparecimentos dos sinais da idade, pois fazem o organismo produzir mais radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento.