Artigos



Açúcar envelhece sua pele

E inegável os diversos efeitos deletérios do açúcar sobre nossa saúde. Contudo talvez você nunca tenha ouvido falar sobre as conseqüências do mesmo sobre a saúde de sua pele. O processo pelo qual o açúcar encontra-se implicado no envelhecimento cutâneo chama-se Glicação.

A glicação é um processo metabólico que sempre existiu, mas ultimamente tem sido mais estudado e conhecido. Ela tem relação com a inflamação que por sua vez tem sido cada vez mais implicado com o envelhecimento. Este é um dos motivos do grande interesse que existe em relação ao estudo da glicação. Consiste no processo de destruição das fibras de colágeno desencadeado pela ingestão de açúcar em excesso. A glicose liga-se a proteínas gerando estruturas rígidas, estas se acumulam na pele, danificando as fibras de colágeno e elastina, que sabidamente são responsáveis pela sustentação da nossa pele. Esse processo deletério gera flacidez e rugas por exemplo.

Existem produtos no mercado que podem neutralizar a glicação e evitar a formação dos “Ages”. Sua ação evita a formação de enzimas e proteínas endurecidas que promovem o envelhecimento da pele. O uso dos produtos deve ser contínuo. Não há contra indicação e pode ser usado a partir da idade adulta (pós-puberdade) dependendo da necessidade e dos agentes agressores.

Lembrando que o Álcool é uma fonte importante de açucares provocadores da glicação, bem como massas, Paes, bolos e farinhas refinadas em geral. Você ainda tem alguma duvida que deve diminuir o consumo de açúcares?