FACIAL



Limpeza de Pele

A limpeza de pele é um procedimento estético, realizado em consultórios ou clínicas de estética, que tem como objetivo remover cravos (abertos e fechados) e impurezas da pele. A limpeza de pele também remove o milium, que são pequenos cistos salientes causados pelo acúmulo de óleo e pele nos poros. Remove as células mortas e mantém a pele macia e saudável. Todos os tipos de pele recebem muito bem esse procedimento. A limpeza bem realizada ajuda no equilíbrio das peles seca normal, oleosa e mista. Além do rosto, é possível realizar o procedimento em qualquer outra parte do corpo, como colo e costas.

A grande maioria das limpezas de pele segue um passo a passo com etapas bem definidas, que são higienização (assepsia) da pele, esfoliação, emoliência (vapor), extração dos cravos (abertos e fechados), massagem, aplicação de mascaras e proteção solar. Após a extração, pode ser utilizado um aparelho de alta frequência para cicatrizar e atuar como anti-inflamatório sobre os pontos da pele que sofreram microlesões.

A frequência de realização da limpeza de pele depende do tipo de pele do paciente. Peles normais à secas podem repetir a limpeza a cada dois meses. Pele mista a oleosa e com presença de cravos, fazer limpeza de pele mensalmente e utilizar produtos cosméticos adequados. Indivíduos com acne inflamatória, devem sempre ter a orientação de um dermatologista para um melhor resultado.

Na limpeza de pele é contraindicado remover espinhas inflamadas, pelo risco de deixar cicatrizes e manchas, além de gerar mais inflamação e agravar o quadro de acne. A limpeza de pele não é recomendada para peles muito sensíveis, com descamação, e que costumam desenvolver alergias e irritações com facilidade.

A pele demora cerca de 48 horas para se recuperar após a limpeza de pele. Alguns cuidados devem ser tomados nesse período. Está indicado o uso de produtos com propriedades calmantes, como a água termal, e cicatrizante nos primeiros dois dias após o procedimento. A maquiagem também pode ser utilizada nesse período. O ideal é ficar 48 horas sem se expor ao sol. Além disso, aplicar filtro solar com, no mínimo, FPS 30, é essencial. O uso de ácidos também deve ser evitado logo após a limpeza.